Ansiedade. O que é? Como tratar?

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão ansiosas quando aguardam um fato importante. Quando falamos dessa ansiedade estamos falando de um sentimento que separa presente e futuro, uma expectativa. Esse sentimento normalmente é transitório.

No entanto, a ansiedade pode chegar a níveis muito elevados, quando é considerada uma doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2017), o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade (TA) do mundo (23,93%). Isso se deve às taxas de desemprego, ritmo de vida, pobreza.

Os sintomas mais comuns do TA são alteração do sono, dificuldade de concentração, preocupação constante, fadiga, prejuízo na rotina, dores de cabeça e náuseas.

É comum as pessoas ansiosas apresentarem a respiração curta, por isso o trabalho com foco na respiração é fundamental para o reequilíbrio, pois ela convida a permanecer no presente. Práticas meditativas e relaxantes podem auxiliar no tratamento da ansiedade.

A psicoterapia contribui ao ajudar a pessoa a perceber os gatilhos da ansiedade. O trabalho de auto observação e tomada de consciência permite que cada um desenvolva recursos próprios para o enfrentamento da ansiedade e promova as mudanças necessárias para uma vida mais tranquila e saudável.

Existem ainda os ansiolíticos, medicamentos que atuam no sistema nervoso central, aumentando o efeito de uma substância química cerebral chamada GABA (ácido gama-aminobutírico) e regulando os niveis de serotonina, É um tipo de inibidor cerebral que relaxa e reduz a atividade dos neurônios. O uso desses psicotrópicos devem ser acompanhados pelo médico e o tratamento temporário.A decisão de fazer uso dos ansiolíticos deve ser consciente, principalmente porque a maioria deles causa dependência física e psicológica, e efeitos colaterais significativos.

Existem tratamentos alternativos como a fitoterapia e a aromaterapia que podem trazer resultados satisfatórios. O mais importante é procurar ajuda de um profissional de confiança, capacitado para acolher essa demanda e contar com uma boa rede de suporte pessoal.

Últimos posts

Por que fazer Psicoterapia?

Instagram Por que fazer Psicoterapia? Desde que nascemos, começamos a absorver crenças e padrões culturais, somos educados a partir de um sistema de signos que muitas vezes nos limitam e impedem de viver uma vida autêntica. O processo psicoterapêutico nos conduz a olhar de forma cuidadosa para esses padrões, reorganizando-os internamente a partir do que […]

Read More

O que devo contar ao meu psicoterapeuta?

Instagram O que devo contar ao meu psicoterapeuta? A psicoterapia é, antes de tudo um espaço de respeito, aceitação incondicional e abertura, onde o cliente pode se expressar livremente com a garantia de que não haverá julgamento. O psicoterapeuta não pode conduzir o processo com base nas suas crenças pessoais, porque entendemos que apenas o […]

Read More

Ansiedade. O que é? Como tratar?

Instagram Ansiedade. O que é? Como tratar? É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão ansiosas quando aguardam um fato importante. Quando falamos dessa ansiedade estamos falando de um sentimento que separa presente e futuro, uma expectativa. Esse sentimento normalmente é transitório. No entanto, a ansiedade pode chegar a níveis muito elevados, quando é […]

Read More

Wanne Belmino® 2019. Todos os direitos reservados.

Fale comigo!