É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão ansiosas quando aguardam um fato importante. Quando falamos dessa ansiedade estamos falando de um sentimento que separa presente e futuro, uma expectativa. Esse sentimento normalmente é transitório.
No entanto, a ansiedade pode chegar a níveis muito elevados, quando é considerada uma doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2017), o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade (TA) do mundo (23,93%). Isso se deve às taxas de desemprego, ritmo de vida, pobreza.
Os sintomas mais comuns do TA são alteração do sono, dificuldade de concentração, preocupação constante, fadiga, prejuízo na rotina, dores de cabeça e náuseas.
É comum as pessoas ansiosas apresentarem a respiração curta, por isso o trabalho com foco na respiração é fundamental para o reequilíbrio, pois ela convida a permanecer no presente. Práticas meditativas e relaxantes podem auxiliar no tratamento da ansiedade.
A psicoterapia contribui ao ajudar a pessoa a perceber os gatilhos da ansiedade. O trabalho de auto observação e tomada de consciência permite que cada um desenvolva recursos próprios para o enfrentamento da ansiedade e promova as mudanças necessárias para uma vida mais tranquila e saudável.
Existem ainda os ansiolíticos, medicamentos que atuam no sistema nervoso central, aumentando o efeito de uma substância química cerebral chamada GABA (ácido gama-aminobutírico) e regulando os niveis de serotonina, É um tipo de inibidor cerebral que relaxa e reduz a atividade dos neurônios. O uso desses psicotrópicos devem ser acompanhados pelo médico e o tratamento temporário.A decisão de fazer uso dos ansiolíticos deve ser consciente, principalmente porque a maioria deles causa dependência física e psicológica, e efeitos colaterais significativos.
Existem tratamentos alternativos como a fitoterapia e a aromaterapia que podem trazer resultados satisfatórios. O mais importante é procurar ajuda de um profissional de confiança, capacitado para acolher essa demanda e contar com uma boa rede de suporte pessoal.